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Entrada no 1º ciclo do ensino básico

O seu filho tem 5 anos e mostra-se apreensivo face à transição para o 1º ciclo do ensino básico? Então este texto poderá ser útil para si!

              A entrada no 1º ano de escolaridade admite a passagem de uma educação informal (através do brincar) para uma educação formal. Para além das mudanças no currículo é pedido à criança que se adapte a uma nova relação com os professores e com os colegas e a uma nova situação de aprendizagem. Por isso, ao pensar na entrada da criança no 1º ano de escolaridade não se deve apenas prepará-la ao nível cognitivo, mas também estimular um conjunto de competências que permitirão um maior sucesso educativo.

No que diz respeito à adaptação na relação com os professores e com os alunos, observam-se alterações das rotinas e horários, um aumento da responsabilidade e maturidade para lidar com os recados, com os trabalhos de casa (…) e ainda um maior número de regras e exigências que contribuam para o bom funcionamento da sala de aula.


A criança depara-se também com uma nova situação de aprendizagem que se traduz num aumento dos conteúdos a estudar e a necessidade de desenvolver métodos e hábitos de estudo, numa maior capacidade de atenção, maior capacidade de gerir a frustração das tarefas, melhor gestão do tempo destinada às tarefas, uma maior quantidade de materiais que implicam organização e um espaço de ação identificado e circunscrito (a sua mesa).

É por isso importante que no dia-a-dia a família fale sobre a escola (sobre o que a criança aprendeu no dia-a-dia), incentivar o respeito pelos professores, funcionários e crianças, o respeito pelo espaço da escola e pelas regras da escola; ajudar a adaptação às novas rotinas (criar horários e preparar o espaço dos trabalhos de casa, regrar a quantidade de atividades em tarefa e livres), promover a autonomia e responsabilidade.

Se restarem algumas inseguranças ou dúvidas, procure um profissional que não só ajude a perceber as competências cognitivas da criança, mas que apoie os contextos num conjunto de aquisições que irão seguramente permitir que a transição seja mais harmoniosa e segura.


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